sexta-feira, 18 de abril de 2014

Atos Ap. Tomé

***

Meu primeiro contato com este texto
Após o devido tempo [de instrução da obra],
o publiquei em 18/04/2014, em O Cerzidor!

É o 7º de uma sequência de 18, dirigidos pelo Espírito Santo na Páscoa de 2014 , 
a partir da descrição dos 18 da Torre [ressurretos pela Graça - Lc 13 é parábola ;
ide e lede : por 3 vezes é citado 'dezoito', e refere-se à forma com que os justos 
- digo : os que mantêm o testemunho de Cristo [Hb 11.37-40] - 
são julgados e execrados pelo mundo, tido por 'enfermos / loucos'].

[o 8º texto da sequência]

***




LIVRO DE TOMÉ, O ATLETA

Atos do Apóstolo Tomé
(Apostolo Dídimo Judas Tomé, Thomas)

Texto Gnóstico encontrado em Nag Hammad, 1945


 
  Esses textos foram registrados a parir do diálogo que Jesus teve com Tomé , Matias provavelmente o autor, não assinou o manuscrito. Os textos são considerados originais, e datam do primeiro século.

LIVRO DE TOMÉ

Obs. Sua tradução foi baseada no texto de Marvin W.Meyer e na obra de John D. Turner



Capítulo I



         Ditos secretos que o Salvador Transmitiu a Judas Tomé e eu, Matias. Enquanto caminhávamos eu os ouvia conversar e registrei.
         O Salvador disse: "Irmão Tomé,  enquanto tu ainda tens tempo no mundo, ouve-me e eu esclarecerei as suas preocupações." Dizem que és meus irmão gêmeo e meu verdadeiro amigo; portanto, examina-te e percebe  quem és tu, como vives e o que será de ti."
        “Já que é chamado de meu irmão, não é conveniente  que conheças a ti mesmo?. Sei que compreendes, porque já sabes que sou o conhecimento da Verdade. Enquanto me acompanhas, apesar de ignorar muitas outras coisas, adquiriste algum conhecimento e será visto como aquele que se conhece, pois aquele que não se conhece, nada conhece; mas aquele que se conhece já atingiu, pelo conhecimento, o reino de Deus”.
        "Então , meu irmão Tomé, percebas a verdade que está oculta, e que outros tropeçam por ignorar!"
    

Capítulo II


         Tomé disse ao Senhor: "Por isso suplico que responda a minha pergunta antes de tua ascensão. Quando eu tiver-te ouvido sobre as coisas ocultas, poderei, então falar sobre elas. Pois está claro para mim que a Verdade é difícil de ser alcançada na frente de todos".
         O Salvador respondeu: "Se o que é invisível ainda te é obscuro, como entenderás o que não pode ver? Se encontras dificuldades em te atinar com as manifestações da Verdade visíveis no mundo, como então alcançarás o que é invisível, o que é relacionado com a grandeza louvada e com a plenitude?"
        "Como podereis ser chamado de operários, se sois aprendizes e não chegastes ainda ao auge da perfeição?"
          Tomé respondeu e disse ao senhor:! Fala-nos das coisas que, segundo dizes, não somos capazes de perceber e nos estão ocultas".
         O Salvador disse: Todos os corpos de homens  e animais são [ ....] . No entanto, os seres que estão em cima são invisíveis entre as coisas visíveis. Mas são visíveis em sua própria origem e é o seu fruto que os alimenta.
        "Por outro lado, esses corpos visíveis alimentam-se de criaturas como eles, sujeitos assim à transformação. O que estiver sujeito à transformação perecerá e se perderá e não terá mais esperança de vida, pois é um corpo animal. Assim como os corpos de animais perecem, também essas formações perecerão. Não são eles resultados do coito, como os animais?."
        "Se essa espécie de corpo é também resultado do coito, como produzirá algo diferente dos animais?"
       "Por essa razão, sois crianças até atingirem a perfeição."


Capítulo III


         Tomé respondeu: "Mestre, eu te digo que as pessoas que falam sobre o invisível e o difícil de explicar agem como arqueiros tentando acertar um alvo no meio da noite. É claro que eles atiram as flechas como qualquer outro arqueiro, já que miram um alvo; só que nesse caso, o alvo não pode ser visto. Quando a luz surge e expulsa as trevas, então se distinguirá o que cada pessoa fez. Mestre, nossa luz,  trazendo a iluminação."
         Jesus disse: "É na luz que a luz existe".
        "Tomé pergunta:"Mestre, por que esta luz visível que brilha sobre nós nasce e se põe?"
         O Salvador responde: "Bem-aventurado Tomé, esta luz visível brilha sobre ti não para manter-te aí, mas para ajudar-te a partir. Quando todos os escolhidos perderem a natureza animal, essa luz se retirará para o domínio da essência e será bem vinda, por conta de seu excelente serviço!"
       Então o Salvador continuou: "Ó insondável amor da luz! Ó fogo amargo que queima nos corpos dos homens e em sua medula, arde dentro deles, dia e noite, queima nos membros dos homens, embriaga suas mentes e perturba suas almas, movendo-se dentro de homens e mulheres, dia e noite, movendo-se secreta ou visivelmente."
       "Pois os homens estão atiçados e eles atiçam as mulheres e as mulheres atiçam os homens.
       "Por isso se Diz:' Quem busca a Verdade na verdadeira sabedoria criará em si asas para voas e fugir da paixão que inflama os espíritos humanos. Quem busca, criará em si asas para escapar de qualquer espírito visível'."


Fim
     




Um comentário:

  1. Descrevendo a resposta da Salvação:

    Jesus disse: "É na luz que a luz existe".
    "Tomé pergunta:"Mestre, por que esta luz visível que brilha sobre nós nasce e se põe?"

    O Salvador responde : "Bem-aventurado Tomé, esta luz visível [tanto o Sol físico, quanto o Espiritual] brilha sobre ti [Os Olhos Espirituais a reconhecem] não para manter-te aí, mas para ajudar-te a partir. Quando todos os escolhidos perderem a natureza animal [consciência da ressurreição, e retorno, conforme a Vontade do Espírito que reside nas imagens do Reino da Luz], essa luz se retirará para o domínio da essência e será bem vinda [aqui, a janela do tempo p/ o término da obra], por conta de seu excelente serviço!"

    Obs : Do término da obra, janela p/ o 'buraco negro'.

    ResponderExcluir